CASAMENTO E SEXO

Após muitos anos ministrando o curso de Relacionamento Conjugal e Familiar na Igreja, percebi que  vários itens interferem na vida dos casais. Posso descrever pelo menos meia dúzia de coisas simples que tornariam esse relacionamento mais harmonioso.
Citarei algumas coisas que facilitarão o bem estar de um casal verdadeiramente feliz e depois falarei um pouco sobre o sexo que nada mais é do que a expressão física de nosso amor por nosso cônjuge.
bom, começarei pelos princípios básicos que aprendemos na igreja:

1. ORAÇÃO EM FAMÍLIA
    Sabemos que a oração deve ser uma conversa sincera entre nós e o Pai Celestial e, que devemos aproveitar para pedir e agradecer por benção, devemos expor nossos problemas, nossas dificuldades e nossos temores ao Senhor, solicitando ajuda, para que Ele possa intervir em nossa causa.
    Com a oração familiar não é diferente, o casal deve orar sempre pela manhã e pela noite, o ato de ajoelhar-se juntos de mãos dadas para entrar na presença do Pai Celestial, os tornará mais unido, eles devem tornar desse momento um hábito do qual não conseguem mais deixar de fazer. Quando um casal, juntos expõe  ao Pai Celestial, seus problemas, seus temores, suas dúvidas, seus anseios e seus agradecimentos por terem uma vida em comum, demonstram para seu Pai Celestial, que desejam resolver seus problemas á maneira Dele e, que o que Ele decidir e orientar eles seguirão juntos. Casal que ora unido, permanece unido em todas as situações da vida, sejam elas boas ou más.






2. LEITURA DAS ESCRITURAS EM FAMÍLIA
   " E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ". (João 8:32) , essa é a promessa para aqueles que buscam a verdade nas palavras do Senhor. É impossível termos uma vida abençoada sem antes conhecermos essa verdade que nos liberta, verdade que nos impele a fazer o bem, que nos orienta em como devemos agir . A leitura das escrituras entre o casal, trará uma nova abordagem para assuntos diversos, a compreensão que cada um tem das escrituras será ampliado e um poderá ajudar o outro a através do Espírito Santo a compreender o seu papel divino aqui na terra. A leitura das escrituras tirará de nossos olhos as escamas que nos impedem de ver-nos como o Pai Celestial nos vê, nossas vendas serão tiradas e poderemos nos tornar o que Ele deseja que nos tornemos, verdadeiros adoradores, verdadeiros seguidores de Cristo e de sua lei, esse conhecimento das escrituras nos ajudará a adquirir força espiritual e capacidade mental de distinguirmos o bem do mal e, assim  prosseguiremos em nossa jornada firmes e inabaláveis pois seremos capaz de reconhecer a voz de nosso pastor quando Ele disser: Vinde a Mim.
3. REUNIÃO FAMILIAR
    Ao nos reunirmos todas as segundas feiras para compartilharmos de coisas espirituais que nos elevam e de desfrutarmos momentos de diversão salutar, mostramos ao Pai Celestial o quanto amamos a nossa família e  o quanto eles nos são caros. Na noite familiar, aproveitamos para expressar nosso amor, nossa gratidão e compartilharmos o melhor do Reino de Deus com aqueles a quem tanto amamos. Os laços de amizade e de amor serão fortalecidos e todos os noz serão desfeitos, não haverá lugar para rancor, desentendimento, mágoas e tristeza no lar em que a vontade de Deus se faz presente. Nesse dia, devemos colocar em prática tudo o que aprendemos com as Doutrinas de Cristo e assim construir a nossa família num alicerce seguro.






4. FINANÇAS
    Na maioria das vezes, os casais brigam muito por causa das finanças, há um desencontro quando se fala de dinheiro. A palavra casamento também deriva do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil, não podemos esquecer que o Senhor quando uniu homem e mulher, não deixou dúvida que os dois seriam um, e não é diferente nas finanças, o homem e a mulher devem estar atentos para que esse item não seja o causador de brigas e discórdias na família. o apóstolo Paulo fala em sua Epístola  a Timóteo que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, (I Timóteo 6:10)
e em muitos casos temos deixado esse mal entrar em nosso lar causando grande parte de nossos aborrecimento. não devemos esconder de nosso cônjuge o quanto ganhamos ou simplesmente por que o Senhor disse a Adão que ele seria o provedor, não ajudarmos nas despesas de casa, devemos lembrar que ser um, não é só nos momentos bons, mas, também na hora da dificuldade, na hora de pagar as contas e na hora de cedermos ao que é certo, não para nos humilharmos perante o outro, mas para mostrarmos ao Senhor que somos seus discípulos e mesmo que seja difícil tal como Eles nos mandar , nós o faremos.

SEXO

Outro fator que percebi ser a causa de muitos males dentro do relacionamento conjugal é o sexo ou a falta dele, por parte de muitas mulheres.
Lendo muito sobre o assunto, pude aprender muitas coisas importantes sobre o sexo, pude desfazer mitos e compreender que o sexo é uma peça importante no quebra-cabeça chamado casamento. O desejo que existe entre um homem e uma mulher não criado por acaso, o Pai Celestial não nos daria esse poder se não fosse por uma causa nobre.  Em I Coríntios 7, o Senhor nos fala sobre a importância de estarmos satisfeitos dentro do nosso casamento, Ele nos ensina que não temos poder sobre nosso próprio corpo, e isso quer dizer que não devemos nos privar de amar o nosso cônjuge só porque não estamos satisfeitos com isso ou com aquilo que ele (a ) tenha   feito. Devemos buscar a satisfação mútua. Tanto o marido quanto á mulher devem estar atentos á química sexual do seu companheiro, para que ambos estejam satisfeitos.
o que percebo é que muitas vezes, exigimos muito do outro quando se trata de sexo, mas doamos muito pouco, queremos prazer, mas não damos prazer, precisamos nos preparar para esses momentos em que a demonstração física do amor que sentimos deve ser intensa, deve ser uma verdadeira entrega do que somos e do que desejamos.
Algo que percebo muito entre as mulheres da Igreja, é que muitas abstém-se de fazer amor com seus companheiros, algumas alegam falta de libido, outras cansaço, outras colocam a culpa nos afazeres domésticos e outras no próprio cônjuge, mas todas com a mesma certeza errônea a de que o fato dos maridos serem cristãos, eles nunca as trairão, esquecendo que eles não estarão o tempo todo em espírito de oração e que Satanás não descansará até que eles caiam em transgressão. Percebi que sou eu a cuidadora do meu esposo, sou eu que devo livrá-lo dessa tentação, pois se cuido para que ele esteja satisfeito em todos os aspectos, tanto espiritual quanto físico, ele certamente resistirá mais valentemente às investidas de satanás.
No verso 5 do capitulo 7 de I coríntios, Paulo nos aconselha a não nos privarmos um do outro, senão por consentimento mútuo, para nos aplicarmos ao jejum e à oração, mas após o término, que possamos nos unir novamente, para que satanás não nos tente devido a nossa abstinência. Não devemos economizar o prazer sexual, como casais legalmente casados devemos desfrutar dessa benção que nos foi dada por um Pai amoroso. Esse prazer que podemos desfrutar dentro do laço sagrado do matrimônio é legítimo.
Devemos ter em mente porém, que o sexo não é parte fundamental de nosso relacionamento, pois todo extremismo faz mal. Não podemos viver em função dele. O sexo existe para manter a vitalidade do casamento, para trazermos seus filhos aqui para terra.
Sejamos todos sábios e usemos tudo que nos foi dado com sabedoria.
Devemos aprimorar nossas relações  e melhorarmos  nossos aspectos físicos. À medida que o tempo passa nosso relacionamento íntimo deve ser melhor, pois amadurecemos e nos tornamos mais experientes. Precisamos nos manter atraentes para nosso cônjuge, sabemos que com o passar dos anos o nosso corpo sofre mudanças, mas isso não nos impede de continuarmos cuidando de nossa aparência. Uma das queixas mais alegadas pelos maridos, é que, suas companheiras, já  não se arrumam mais, não costumam mais usar uma roupa íntima mais sensual, não perfumam-se mais e, se estou certa agora falando para as meninas, devemos estar atentas, pois certamente no ambiente de trabalho deles, existem mulheres que estão limpas, perfumadas, arrumadas e bastante sexy, prontas para dar o bote. Que sejamos sábias e paremos de repetira seguinte frase: "um, quem vai querer ele, já tem esposa e filhos, não é lindo, não é rico e outra é servo de Deus, não devo me preocupar", pois não é bem assim que as coisas acontecem, satanás não brinca quando o assunto é destruir as famílias e ele vai usar as colegas de trabalho, os amigos, que o incentivarão com palavras suaves, mas que no final ressoarão com fortes sons de trombetas, nos dizendo que não fomos sábias.
Precisamos como mulheres e homens, servos de Deus, nos cuidarmos , providenciarmos tudo que for necessário para estarmos á altura daqueles  que o Senhor nos deu por marido e mulher. Devemos observar quais mudanças serão necessárias para sermos os mais atraentes possíveis para nosso cônjuge. Precisamos deixar nosso cônjuge apaixonado e com os olhos a mente e o coração voltados somente para nós.
Outra questão que pode ajudar muitos casais a tornarem sua relação íntima prazerosa é, demonstrar essas emoções positivas por toda a casa e não só no quarto do casal. Prepare seu cônjuge durante o dia, envie-lhe mensagens demonstrando o quanto o deseja, mostre-se interessado por ele, respeite-o, demonstre através de atos o quanto se importa com ele, mantenha a harmonia do lar, não seja o que vai causar a desunião, seja companheiro, mostre-se interessado por seus problemas, por seus projetos, desenvolva os atributos da caridade e assim ficará mais fácil de externar seus desejos quando estiverem a sós.
Ame seu cônjuge sem reservas, não olhe para as imperfeições com intuito de negá-lo momentos de intenso prazer ao seu, observe as suas qualidades e verá o quanto ele é um ser especial. Tente lembrar-se do que os fez casar-se um com outro, do desejo de compartilhar tudo, do calor que sentiam ao beijar-se, ao tocar na mão, não deixe que esse amor se apague, pois é melhor mantê-lo vivo, do que tentar ressuscitá-lo. Lembre-se que o amor precisa ser regado com porções diárias de carinho, afeto, companheirismo, cuidados e , assim ele se manterá vivo, aquecendo-se mutuamente.
Precisamos estar atentos quanto aos desejos do nosso cônjuge, pois  a relação íntima traz benefícios para o casal. Podemos obter resultados satisfatórios ao nos relacionarmos bem intimamente.
. O nosso instinto sexual é satisfeito, o nosso amor aumenta, por que é sempre compartilhado.
. Nos aproximamos mais, sentimos satisfação em estarmos sempre juntos.
. A autoestima vai lá pra cima, nos sentimos amados, desejados e únicos na vida de nosso cônjuge.
. Podemos desfrutar de mais momentos de paz e felicidade dentro de nosso lar e isso será visível a todos que nele entrarem.
. Como vemos nos jornais, as novas pesquisas, fazer amor passa as dores de cabeça, melhorando assim o humor.
. É um ótimo exercício para queimar calorias, são em média 200 calorias perdidas.
. Diminui o colesterol, as rugas do rosto.
E se for escrever todos benefícios de mantermos uma relação íntima saudável, teria que escrever um livro.


O QUE NÃO É LÍCITO ENTRE UM CASAL CRISTÃO


Tudo aquilo que for contrário á Lei de Deus, não é lícito que casais cristãos sigam. Embora o mundo, queira fazer o mal parecer   bem,  diante de nossos olhos ele deve continuar sendo mal. Não  podemos seguir os modismos do mundo e nos contaminarmos com todo tipo de imundícia que são oferecidos. Não precisamos que a mídia nos diga que isso ou aquilo é aceitável, pois temos a verdade que nos liberta. O mundo está corrompido e nós não precisamos nos corromper, não precisamos seguir os conselhos de amigos, de professores ou de qualquer outra pessoa, pois nós temos fontes seguras onde nos aconselharmos.
Cuidado com a frase: Entre quatro paredes tudo é permitido". essa é uma frase que pode levar muitos ao engano.
Lembremos o por que de sentirmos atração por nosso cônjuge.
Lembremos que devemos nos apegar somente a ele e nada deve intervir nesse relacionamento.
Que busquemos nas palavras sagradas sabedoria para guiarmos nosso casamento e assim mantermos o curso que nos levará à vida eterna.



"NO FINAL, A FELICIDADE NÃO DECORRE DA PERFEIÇÃO, MAS DA APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS DIVINOS, MESMO EM PEQUENOS PASSOS".(Pres. Dieter F. Uchtdorf)

  A PRIMERIA PRESIDÊNCIA E O QUÓRUM DOS DOZE APOSTÓLOS DECLARARAM:
" A FELICIDADE NA VIDA FAMILIAR É MAIS PROVÁVEL DE SER ALCANÇADA QUANDO FUNDAMENTADA NOS ENSINAMENTOS DO SENHOR JESUS CRISTO. O CASAMENTO E A FAMÍLIA BEM SUCEDIDOS SÃO ESTABELECIDOS E MANTIDOS SOB OS  PRINCÍPIOS DA FÉ, DA ORAÇÃO, DO ARREPENDIMENTO, DO PERDÃO, DO RESPEITO, DO AMOR, DA COMPAIXÃO, DO TRABALHO E DE ATIVIDADES RECREATIVAS SALUTARES".


Já temos os meios de tornar nosso relacionamento forte e duradouro!
Agora só nos basta:
AGIR!

Lívia Morais 

    

Comentários

  1. Esse artigo é muito bom, você deveria continuar postando coisas desse gênero, pois os casais na igreja não falam abertamente sobre esse assunto, parabéns!
    lms

    ResponderExcluir
  2. muito legal!
    continue postando coisas assim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário