A CASA DO SENHOR!

Templos


David B. Haight

Templos

Os templos são os lugares de adoração mais santificados que existem na face da Terra. Cada um deles é literalmente a casa do Senhor um lugar onde Ele e Seu Espírito podem habitar, onde Ele pode vir ou enviar outros para conferir bênçãos do sacerdócio ou dar revelação a Seu povo.
O Élder John A. Widtsoe (1872–1952) do Quórum dos Doze Apóstolos escreveu: “Creio que a pessoa atarefada que está na fazenda, na loja, no escritório ou em sua casa, cheia de problemas e preocupações, poderá resolvê-los melhor e mais rapidamente na casa do Senhor do que em qualquer outro lugar (…), pois no momento mais inesperado, ao entrar ou sair do templo, receberá, como revelação, a solução dos problemas que o atormentam”. (“Temple Worship”, Utah Genealogical and Historical Magazine, abril de 1921, pp. 63–64.)
Em todas as eras foram edificados templos especialmente para o Senhor. Moisés construiu um tabernáculo, um tipo de templo portátil, no deserto, para os filhos de Israel. Salomão construiu um templo majestoso em Jerusalém. Joseph Smith (1805–1844) construiu casas para o Senhor em Kirtland e em Nauvoo, e os profetas que o sucederam edificaram templos por todo o mundo. Todos foram planejados e edificados sob a direção e revelação de Deus.
Os judeus têm esperado a volta de Elias, o profeta, à Terra, como prometeu Malaquias. Todos os anos, os judeus fiéis comemoram a festa da Páscoa, na qual abrem a porta de sua casa para que Elias entre e a comemore com eles.
“Foi (…) no terceiro dia de abril, em 1836“, disse o Presidente Joseph Fielding Smith (1876–1972), “que o [povo judeu], na festa pascal, abriu as portas de suas casas para que Elias entrasse. [No entanto], nesse mesmo dia, Elias realmente entrou — não na casa deles, para com eles participar da Páscoa, mas na Casa do Senhor (…) em Kirtland, onde entregou suas chaves.” (Conference Report, abril de 1936, p. 75.)
Em Kirtland, o Senhor revelou ao Profeta Joseph: “E se meu povo me construir uma casa em nome do Senhor e não permitir que nela entre qualquer coisa impura, de modo que não seja profanada, minha glória descansará sobre ela;
(…) E minha presença lá estará, porque entrarei nela; e todos os puros de coração que nela entrarem verão a Deus”. (D&C 97:15–16)
É verdade que algumas pessoas realmente viram o Senhor ali, mas outros significados da palavra ver mostram que a escritura também significa que podemos passar a conhecê-Lo melhor e compreender mais perfeitamente a Sua obra quando estamos no templo.
O Profeta Joseph disse que o objetivo principal da reunião dos judeus ou povo de Deus em qualquer época foi “edificar uma casa ao Senhor, na qual revelaria a Seu povo as ordenanças de Sua casa e as glórias de Seu reino, ensinando às pessoas o caminho da salvação”. ( Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 300, selec. Joseph Fielding Smith 1976.)
Adaptado de um discurso de conferência geral de outubro de 1990.

Comentários