REUNIÕES FAMILIARES


Reuniões Familiares Bem-sucedidas


Podemos criar aulas simples porém eficazes para a reunião familiar tiradas de diversas fontes do evangelho à nossa disposição.
Quando você começa a planejar a reunião familiar, sua primeira pergunta é: “O que darei como aula?” Se essa for a sua pergunta, então continue lendo.
As revistas da Igreja pediram a seus leitores que relatassem algumas idéias para uma reunião de noite familiar bem-sucedida. Seguem-se diversas aulas ou procedimentos simples que podem ajudar sua família.

Expressar Gratidão

O simples ato de agradecer pelas coisas boas de nossa vida resulta numa maravilhosa reunião familiar e pode ser usada com sucesso várias vezes durante o ano. James e Kelly Peterson da Ala Burley X, Estaca Burley Idaho, gostaram muito de uma aula assim. “Certa semana, tivemos algumas dificuldades inesperadas e algumas bênçãos extraordinárias”, escreve a irmã Peterson. “Então reunimos a família e conversamos a respeito das coisas pelas quais tínhamos gratidão. Começamos por coisas simples como o lar e o alimento. Então, começamos a perceber que não dávamos o devido valor a muitas coisas e nos demos conta de quanto o Senhor nos tem abençoado. Ao expressarmos gratidão, nossa casa encheu-se de calor humano; houve um clima de gratidão, uma sensação de conforto e paz. Sentimo-nos muito próximos de nosso Pai Celestial e uns dos outros naquela noite. Essa foi uma de nossas reuniões familiares mais memoráveis.”

Ler uma Escritura

Quando combinamos a leitura das escrituras com o testemunho pessoal, sempre temos uma aula inspiradora na reunião familiar. Jules e Judith Kon Bofanga da Ala Ngaba, Estaca Kinshasa República Democrática do Congo Masina, tiveram sucesso em unir a família usando as escrituras. “Foi no lar que conhecemos nosso Pai Celestial, graças às nossas reuniões familiares”, escreve a irmã Bofanga. “Como as dificuldades nunca acabam, procuramos nosso Pai Celestial por meio da oração e da leitura das escrituras. Adquirimos conhecimento e também aprendemos a amar e servir uns aos outros.”

Cantar Hinos Juntos

Um hino conhecido pode facilmente tornar-se a base para uma aula da reunião familiar. Depois de a família cantar o hino, podemos ler e discutir a letra do hino e as escrituras nele relacionadas. Fitas cassete dos hinos da Igreja (código 52538059, Músicas para Crianças) ou outros hinos (código 52052 059) que são encontrados nos centros de distribuição podem ajudar-nos a aprender a cantar os hinos.
Wendy M. Mitosinka da Ala Bradshaw, Estaca Prescott Arizona, lembra-se de uma aula assim em sua infância: “Minha mãe tocava piano e nós cantávamos. Quando cantamos ‘O Senhor Meu Pastor É’, senti o Espírito muito intensamente, e lágrimas vieram-me aos olhos. Gravei essa melodia na mente, e mais tarde aprendi a tocá-la no violão. Hoje, quando as coisas ficam difíceis, os hinos que aprendi quando criança me trazem paz e felicidade”.

Ler Trechos do Diário

Todos se beneficiam ao ouvir experiências pessoais e testemunhos edificantes que se encontram nos diários de membros da família e antepassados. Podemos usar a reunião familiar para escrever no diário e, quando adequado, ler trechos de nossos diários uns para os outros.
Ramona Morreale da Ala Cannonville, Estaca Escalante Utah, escreve a respeito de uma reunião de noite familiar especial em que ela leu trechos de seu diário: “Descobri alguns trechos sobre nossos filhos e coisas divertidas que eles disseram e fizeram quando eram mais novos. Em pouco tempo estávamos todos rindo. Nosso filhos freqüentemente nos pedem que tenhamos outra aula ‘do diário’. Às vezes também lemos trechos espirituais do diário de um antepassado. Isso nos traz grande alegria e ajuda-nos a conhecê-los”.

Usar as Revistas da Igreja

As revistas da Igreja fornecem muitos artigos sobre o evangelho e idéias para aulas da reunião familiar. “A Mensagem da Primeira Presidência e a Mensagem das Professoras Visitantes, com suas muitas citações e perguntas, proporcionam boas aulas”, escreve um leitor. “Nossa família também gosta de ler e discutir histórias da seção Vozes da Igreja e conversar sobre as perguntas da seção Perguntas e Respostas.”
Há um índice de tópicos do evangelho no final de cada revista. A família pode escolher um tópico e depois ler e discutir artigos a respeito desse tópico. As famílias com crianças pequenas podem encontrar outras sugestões de atividades nos artigos para o Tempo de Compartilhar. Os adolescentes podem fazer cartazes como os que se encontram em A Liahona usando as mesmas palavras e criando seus próprios desenhos ou ilustrações.

Contar Histórias

Kathryn Marrett da Ala Camp Hill, Estaca Brisbane Austrália, descobriu como é bom contar histórias. “Tendo filhos pequenos, descobri como é difícil mantê-los interessados na reunião familiar”, escreve a irmã Marrett. “Depois de orar pedindo inspiração, decidi enfocar um valor diferente a cada mês. Escolhi a honestidade como primeiro tópico. Logo, as idéias começaram a fluir, e as crianças e eu começamos a trabalhar juntos criando histórias sobre a honestidade. Inventamos crianças imaginárias e as usamos em todas as histórias. Foi divertido criar situações diferentes e explorar os resultados das boas e más escolhas.
“Agora, quando algo precisa ser abordado, como uma bicicleta deixada na chuva ou linguagem imprópria, podemos conversar sobre o valor adequado e criar histórias com as mesmas crianças imaginárias. Evidentemente, essas histórias são apenas uma das maneiras pelas quais ensinamos bons valores. As escrituras e outros materiais da Igreja são a base de nosso ensino do evangelho.”

Revezar-se

Victor e Susana Mendoza do Ramo de Ramona (espanhol) Branch, Estaca Hemet Califórnia, descobriram que alternar as oportunidades de ensino é uma maneira excelente de conseguirmos aulas inovadoras. “Nossas reuniões familiares são realmente emocionantes”, escreve a irmã Mendoza. “Nosso filhos se revezam inventando maneiras de tornar a reunião familiar diferente e interessante. Por exemplo, Victor Daniel faz convites e nos entrega com antecedência para que estejamos presentes no horário. Quando Jasmin termina sua aula, ela nos entrega um certificado de mérito por prestarmos atenção. Melissa conta-nos histórias interessantes que aprendeu no seminário.
Não foi fácil, a princípio, mas colocamos nossa fé no Senhor, e Ele nos ajudou. Testifico que as reuniões familiares que realizamos fortaleceram nosso casamento bem como nossa família. Nossos laços de amor ficam cada vez mais fortes a cada semana. Somos gratos a Jesus Cristo por mostrar-nos o caminho e conceder-nos Seu Espírito em nosso lar e nosso coração.”

Reunir-se Semanalmente

A união da família advém de reunirmo-nos freqüentemente. Alfredo e Tita Obial da Ala Quirino II, Estaca Quezon City Filipinas Sul, têm cinco filhos. “Queremos ser uma família eterna”, escreve a irmã Obial. “Realizamos reuniões familiares regulares para compartilhar nossos talentos, aprender princípios do evangelho e divertir-nos juntos. Às vezes realizamos conselhos de família para discutir nossas necessidades e tomar decisões de família. Somos gratos pelo programa de reunião familiar da Igreja, que não apenas une nossa família mas também nos aproxima do Pai Celestial.”
A reunião familiar pode ser uma bênção na vida de todos nós, tal como foi na vida dessas famílias, se orarmos por inspiração; tivermos “bom ânimo” (D&C 78:18); reunir-nos regularmente e convidarmos o Espírito com música, oração e testemunho pessoal. Acima de tudo, não devemos permitir que a preparação da aula se torne uma barreira que nos impeça de realizar a reunião familiar. Às vezes as aulas mais simples são as melhores.

Fácil de Preparar Fácil de Apresentar

Qualquer tópico do evangelho pode tornar-se uma aula da reunião familiar se você seguir estes três passos simples:
  1. 1. 
    Escolha uma das fontes de recursos do evangelho alistadas na coluna A.
  2. 2. 
    Enfoque um único tópico ou idéia para manter a aula simples.
  3. 3. 
    Selecione qualquer um dos métodos de ensino alistados na coluna B para desenvolver o tópico da aula.

A

Os seguintes itens e várias outras fontes de recursos do evangelho encontram-se disponíveis nos centros de distribuição da Igreja.
  1. 1. 
    Escrituras
  2. 2. 
    Discursos da conferência geral (ver as revistas da Igreja ewww.lds.org)
  3. 3. 
    Artigos de revistas da Igreja
  4. 4. 
    Hinos (código 34832 059)
  5. 5. 
    “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver A Liahona , outubro de 1998, p. 24)
  6. 6. 
    Declaração da Sociedade de Socorro (ver A Liahona , janeiro de 2000, p. 112)
  7. 7. 
    Para o Vigor da Juventude (código 36550 059)
  8. 8. 
    Tema das Moças (código 35224 059)
  9. 9. 
    Os propósitos do Sacerdócio Aarônico em Sacerdócio Aarônico: Cumprir nosso Dever para com Deus (códigos 36676 059, 36677 059, 36678 059)
  10. 10. 
    “Meus Padrões do Evangelho” em Meus Dias de Realização (código 35317 059; ver A Liahona , abril de 1999, A8-A9)

B

Para idéias adicionais, ver Ensino, Não Há Maior Chamado (código 36123 059) ou Guia de Ensino (código 34595 059)
  1. 1. 
    Faça perguntas (quem, o que, onde, quando, por que, como).
  2. 2. 
    Mostre uma gravura, tabela ou objeto.
  3. 3. 
    Cante um hino.
  4. 4. 
    Designe alguém a escrever algo.
  5. 5. 
    Preste testemunho ou conte uma experiência pessoal.
  6. 6. 
    Escreva os pontos importantes num quadro-negro ou numa folha de papel e discuta-os.
  7. 7. 
    Decore uma escritura.
  8. 8. 
    Faça um desenho.
  9. 9. 
    Represente uma história.
  10. 10. 
    Mostre uma fita de vídeo da Igreja.

Comentários